UBS Verde funcionará como novo ponto de atendimento primário no município
qui, 20 de junho de 2019 05:57por Laura Alvarenga
Na última segunda-feira, 17, a prefeitura, através da secretaria de Saúde, apresentou uma nova proposta de atendimento para a saúde pública, a UBS Verde, Unidade Básica de Saúde Verde. A unidade tem o objetivo de auxiliar a extensiva demanda de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A UBS Verde prestará atendimento aos pacientes classificados com as cores: verde e azul através do Protocolo de Manchester. Os mesmos serão encaminhados para a nova unidade que hoje funciona como o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) que disponibilizará atendimentos para ambas as demandas.

Pace continuará realizando coleta de sangue junto aos atendimentos da UBS Verde
Um estudo executado pela secretaria de Saúde apontou que cerca de 30% a 35% dos casos que aparecem na UPA não correspondem a atendimentos de urgência e emergência, que é a prioridade da unidade. Conforme o secretário de Saúde Guilherme Afonso, o novo método foi definido como meio de “oferecer um atendimento mais rápido a esses pacientes e, assim, liberando a UPA para casos urgentes”.
De acordo com Guilherme Afonso, a previsão para o funcionamento da nova unidade é em torno de 40 dias, entre o final do mês de julho e início do mês de agosto. Este prazo será utilizado para a contratação de novos profissionais via concurso público para médicos que está prestes a acontecer, além da aquisição de novos equipamentos.
A princípio, foi estabelecido o horário de atendimento da unidade: das 7 às 17h de segunda a sexta-feira. O secretário ressaltou que a localização da UBS Verde junto ao Pace será de grande ajuda para os moradores do Centro da cidade e do bairro Rosário, uma vez que não possuem uma unidade de atendimento primário há anos, tendo que recorrer aos bairros vizinhos. Guilherme Afonso informou que a secretaria ainda estuda a possibilidade de oferecer atendimento estendido na UBS Verde.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Indústria mineira registra segunda queda qua, 12 de agosto de 2026
- OAB-MG celebra Mês da Advocacia com ações de inovação, saúde e valorização profissional qua, 12 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE AGOSTO qua, 12 de agosto de 2026
- Câmara de Araguari realiza sessão com votação de projetos e Tribuna Livre qua, 12 de agosto de 2026
- 53º Batalhão de Polícia Militar passará por mudança em seu comando qua, 12 de agosto de 2026
- Operação contra furto de gado é deflagrada pela Polícia Civil em Estrela do Sul qua, 12 de agosto de 2026
- Araguari adota novo sistema eletrônico para Alvarás de Construção qua, 12 de agosto de 2026
- Nova parceria amplia alcance do projeto “Perucas de Maria” em Araguari qua, 12 de agosto de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia estrutura da saúde pública com aquisição de aparelho de Laserterapia qua, 12 de agosto de 2026
- Campanha de Multivacinação segue até 1º de setembro em Araguari qua, 12 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...