Sistema de videomonitoramento em Araguari deve ser implantado em meados de agosto
qui, 31 de julho de 2014 00:44
Rodoban e prefeitura assinam convênio para contratação de profissionais que irão operar o sistema. Foto: PMA
DA REDAÇÃO (com assessoria) – Assinatura do convênio com a empresa Rodoban, uma das últimas etapas para o início do funcionamento do sistema de videomonitoramento aconteceu nesta terça-feira, 29.
Conforme informações do assessor especial da SETTRANS – secretaria de Trânsito e Transporte – Adaílton Ferreira de Carvalho, a empresa irá contratar dez profissionais para trabalhar na central de videomonitoramento das 16 câmeras durante 24h por dia.
Antônio Abreu Neto, superintendente comercial da empresa explicou que após a seleção dos operadores, eles passarão por treinamento específico, com orientação da Polícia Militar e somente após todos os procedimentos estarão prontos para iniciar a atividade, que deve ocorrer nos primeiros dias do mês de agosto. “Nossa previsão é de que no dia 15 de agosto estejamos inaugurando oficialmente o funcionamento do serviço”, explicou.
A companhia foi representada também pela gerente de contratos Santina Dantas de Medeiros e pelo controlador Efraim Chagas.
Segundo disse o secretário da SETTANS, Wanderlei Barroso de Farias, esta era uma demanda antiga da sociedade local. “É uma conquista primordial para conter o avanço da criminalidade. Tenho absoluta convicção que os indicadores criminais e a violência no trânsito serão reduzidos de forma significativa com o funcionamento das câmeras no município. Em alguns municípios onde o sistema foi implantado houve redução de até 70% nos índices criminais”, explicou.
Em entrevista, o prefeito Raul Belém (PP) contou que o início de operação do serviço cumprirá uma das propostas de governo. “Foi um dos compromissos que assumimos com a sociedade quando falávamos em aumentar a segurança da cidade e do cidadão. Dessa forma, instalamos câmeras em pontos estratégicos com apoio do Governo de Minas e parceria com a Polícia Militar”, ressaltou o chefe do Executivo.
Locais contemplados
A respeito das reivindicações da comunidade a cerca dos locais beneficiados com o videomonitoramento, o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Sandro Heleno Leite afirmou que a escolha leva em conta a prevenção de crimes contra o patrimônio, ou seja, furtos e roubos cometidos na região central do município.
“Claro que nossa intenção é estender este projeto para que os bairros sejam contemplados, no entanto, ainda não é possível. Por isto, neste primeiro momento o problema mais recorrente se encontra no centro da cidade, principalmente em horário comercial”, esclareceu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras qui, 25 de junho de 2026
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
