Serviço de iluminação pública será de responsabilidade do município a partir de 2015
qua, 8 de outubro de 2014 00:20DA REDAÇÃO – O dia 31 de dezembro de 2014 é o último prazo para que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) transfira aos municípios a gerência dos ativos de iluminação pública.
A medida está de acordo com a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da resolução Normativa 414/2010. O assunto gera discussão também em Araguari.
Em entrevista à reportagem o vereador Levi Siqueira (PMDB) afirmou que, com a prorrogação do prazo, o Legislativo busca informações sobre os gastos que o município terá em relação à prestação do serviço, observando ainda a qualidade do mesmo.
“Há certa pressão por parte da Câmara Municipal em adiantar o quanto antes o assunto, pois entendemos que o aumento irá onerar ainda mais a prefeitura com todo o custeio da manutenção e gasto da energia. Assim, estamos estudando todas as formas possíveis de municipalizar tal serviço,” afirmou o vereador.
Atualmente Araguari conta com aproximadamente 15.500 pontos de iluminação pública. A princípio, o valor da contribuição de iluminação pública deverá passar por reajustes.
A medida começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2015. Outras cidades da região apresentaram o mesmo problema à Aneel, com relação à necessidade e ajustes à contribuição ou ainda do alto índice de renovação dos prefeitos, o que propiciou a interrupção do diálogo entre as distribuidoras e os Executivos.
É importante salientar que a medida segue uma determinação do artigo 30 da Constituição Federal de 1988, que transfere aos municípios a competência de organizar e prestar, diretamente ou sob os regimes de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local.
Outras cidades
Lavras é a primeira cidade do Sul de Minas a atender à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com a Cemig, outras cidades que estão avançadas no processo de municipalização da iluminação pública, entre elas Varginha, Pouso Alegre e Três Corações.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Enfrentar a crise climática é proteger a infância sex, 26 de junho de 2026
- Jogo da Seleção será na segunda-feira, às 14h, e movimenta população e segurança sex, 26 de junho de 2026
- Proibição do estacionamento de carretas aumenta a segurança na LMG-748, no Distrito Industrial sex, 26 de junho de 2026
- RADAR – 26 DE JUNHO sex, 26 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 26 DE JUNHO sex, 26 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sex, 26 de junho de 2026
- Araguari recebe reconhecimento regional por avanços na alfabetização sex, 26 de junho de 2026
- MINUTO DE OURO – 26 DE JUNHO sex, 26 de junho de 2026
- Araguari promove programação especial em celebração ao Mês do Orgulho LGBTI+ sex, 26 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sex, 26 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
