Prédios públicos de Araguari devem passar por processo de reforma e restauro
sáb, 14 de fevereiro de 2015 00:55DA REDAÇÃO – O Governo Municipal, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) pretende restaurar e dar manutenção a prédios do município. O primeiro a passar pela intervenção foi a Casa da Cultura “Abdala Mameri”. A informação foi repassada pela vice-presidente da Fundação, Janini Pereira de Sousa Alarcão.
Inicialmente outros três prédios deverão passar pelo processo de reforma e restauro, sendo a própria sede da Fundação que também abriga a Biblioteca Pública “Professor Paulo de Oliveira”, situada à rua Brasil Aciolly. Posteriormente, será a vez do Centro de Referência Negra “Rainha Benedita Gonçalves”, localizado no espaço cultural da rua Coronel José Ferreira Alves.
O prédio do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás, onde funcionou a secretaria municipal de Meio Ambiente também aguarda o início da manutenção, uma vez que se encontra estabilizado. Os locais passarão por algumas intervenções necessárias no telhado e em suas instalações elétricas.
Segundo Janini Pereira, o primeiro passo é concluir um balanço sobre os orçamentos necessários para a abertura do processo licitatório. A restauração tem a meta de garantir a melhoria dos ambientes de trabalho, bem como o atendimento àqueles que procuram seu apoio e aos funcionários, onde deverão ser respeitadas as características históricas do imóvel, uma vez que se trata de prédios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“A necessidade de modernização tem o objetivo de fornecer estrutura para ações que são desenvolvidas nos prédios que sofrem devido a vários fatores e para isso, entretanto, serão mantidas as características originais de cada espaço público. Para não comprometer tais espaços teremos a orientação de arquitetos qualificados,” explicou.
Ainda não há data prevista para o início das obras. Conforme ressaltou, ao longo de 2015, a Faec pretende verificar as condições de seus espaços culturais e aprimorar a infraestrutura destes visando conservar e melhorar outros departamentos do município.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
- Domingo de decisão: Copa Araguari define os finalistas em rodada de grandes jogos sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...
