Obras estruturais da UPA devem terminar no final do mês
qua, 18 de maio de 2016 08:20Da Redação
Entrega para Organização Social que irá gerir unidade deve ocorrer no dia 30; início do funcionamento depende de cronograma, afirma secretária de Saúde
Estão em andamento os últimos serviços relativos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguari. Instalação de equipamentos, alterações na área externa do prédio como modificação do trânsito para melhorar acessibilidade de ambulâncias e veículos em geral e recapeamento devem ser concluídas até o dia 30, data em que a estrutura será entregue a Organização Social Missão Sal da Terra, que será responsável pela gestão da unidade. As informações são da secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues.

A obra da Unidade de Pronto Atendimento teve início em outubro de 2012
A OS foi a vencedora do processo licitatório e deverá entregar o cronograma de quando a UPA começará a funcionar assim que assumir a estrutura, segundo a secretária. A entrega inicialmente era prevista para o dia 16 desse mês, no entanto, a demora se deu no processo de fechamento, reiterou Lucélia Rodrigues.
Em relação às críticas acerca do processo de terceirização da gestão de uma unidade de saúde pública, ela ressaltou que a secretaria de Saúde não atuou sozinha. “No contrato da OS são exigidas metas, uma comissão de avaliação irá acompanhar o atendimento todos os meses para ver os resultados. O Conselho Municipal de Saúde acompanha, assim como o Ministério Púbico. A UPA está totalmente legal,” disse.
Assim que a UPA começar a funcionar, o Pronto Socorro ainda deve permanecer aberto por 15 dias, até que a população se acostume com a transição. “A população vai reagir muito bem à essa mudança. O requisito principal é dar atendimento de qualidade e humanizado a todos em Araguari,” afirmou.
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
Fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que, organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
ATRASO
A obra da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – teve início em outubro de 2012 com previsão de término para setembro de 2013, através de investimento estimado em mais de um milhão e meio de reais. No entanto, a atual administração alega que o projeto em andamento não tinha a aprovação da Vigilância Sanitária e precisou ser refeito, razão pela qual os serviços foram paralisados em agosto de 2013.
Após o impasse, as obras, executadas pela empresa Empol, foram retomadas um ano depois, ou seja, em agosto de 2014. Em março de 2015, a expectativa da prefeitura era de que a obra fosse inaugurada no mês de setembro. Depois disso, outra data foi prevista para o início de 2016.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Obra do Fórum de Poços licitada pela terceira vez sáb, 30 de maio de 2026
- Uberaba terá investimento de empresa chinesa sex, 29 de maio de 2026
- RADAR – 29 DE MAIO sex, 29 de maio de 2026
- Prefeitura de Uberlândia abre inscrições gratuitas para seletiva de natação sex, 29 de maio de 2026
- Prefeitura realiza ronda noturna para acolhimento de pessoas em situação de rua sex, 29 de maio de 2026
- Megaoperação contra agiotagem e extorsão cumpre mandados em Araguari sex, 29 de maio de 2026
- Campeonato Interno Evinha de Vôlei de Praia reuniu atletas da base no Pica Pau Country Club sex, 29 de maio de 2026
- Projeto “Areias Araguarinas” levará formação esportiva e cidadã para cerca de 150 crianças e adolescentes em Araguari sex, 29 de maio de 2026
- As equipes estão praticamente prontas para a disputa da Copa Araguari sex, 29 de maio de 2026
- Santuário de Romaria tem programação confirmada para o 46º Encontro de Congados sex, 29 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...