Lêda Pinho e Você – Contando a história
sex, 6 de junho de 2014 00:00Contando a história
Foi comentado na última edição dessa coluna o grandioso evento que acontece no Rio batizado de “Mulheres Driblando Preconceitos”.
Segundo informação de Rogério Nader Faria, “o Palácio do Catete, onde hoje funciona o museu do Palácio, está em greve assim como todos os museus federais no Rio, mas a exposição contando toda a trajetória do futebol feminino teve um carinho especial e somente neste período o museu ficará aberto para a visitação pública durante a Copa”.
* Para falar de futebol feminino, não há como não voltar na história, lembrando que Araguari foi vanguardista na década de 50 dessa ousada atividade.
Sendo assim, a participação de algumas atletas daquela época recebendo homenagens foi destaque no evento.
Jornal daquele tempo circulou com a manchete “Araguari Quer o Fim do Futebol Feminino”, constando no texto o seguinte: “A população de Araguari continua assistindo, estarrecida, a prática do futebol feminino, condenada pelas normas do Conselho Nacional de Desportos, órgão supremo dos esportes no Brasil. Não é de hoje que os mineiros lançam os mais veementes protestos contra essas moças que, em meio a mulheres e homens, ficam em tremenda promiscuidade”.
* A jogadora Marta, homenageada por uma ONG internacional ao fazer uso da palavra disse: “Recebam com carinho as pioneiras do futebol feminino no Brasil, AS PIONEIRAS DE ARAGUARI MINAS GERAIS”.
A exposição teve momentos de encontros e emoções. As Pioneiras do Futebol Feminino, que tem espaço especial reservado na exposição, com fotos e vídeos, recebeu três representantes Zalfa Nader Peixoto, Darci de Deus Leandro e Wesleina Campos Mazieiro, além de Tereza Cristina Montes Cunha (pesquisadora desse tema).
Fotos mostram o que aconteceu no dia 4 de junho, no Palácio do Catete.

Coordenadora geral de futebol do Ministério do Esporte (Michel Jackson, ex-jogadora) com Zalfa e Darci
.
O espaço Lêda Pinho e Você alterou seu layout de hoje para ressaltar um pouco da história esportiva de Araguari, agora merecidamente recebendo destaque e homenagens no Rio de Janeiro.
A intenção, também é informar ao público mais jovem fatos que aconteceram aqui, quando a cidade fervia em iniciativas até mesmo ousadas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- PAPO ODONTO – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE JULHO qui, 25 de junho de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- Balança de Uberlândia tem recorde histórico qui, 25 de junho de 2026
- Prefeitura convoca aprovados em concurso público e processo seletivo qui, 25 de junho de 2026
- Alex Peixoto defende ampliação de prazo para auxílio de sepultamento e propõe mais acolhimento às famílias de Araguari qui, 25 de junho de 2026
- Jovem atleta araguarino se destaca em lutas de boxe qui, 25 de junho de 2026
- IPTU 2026: LEVI SIQUEIRA COBRA EXPLICAÇÕES DA PREFEITURA SOBRE METODOLOGIA UTILIZADA APÓS GEORREFERENCIAMENTO DOS IMÓVEIS qui, 25 de junho de 2026
- Ipiaçu e Monte Alegre são finalistas da Copa Amvap 2026 qui, 25 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...




