Encontro adianta preparativos para Conferência Municipal de Assistência Social
qui, 4 de junho de 2015 06:55Da Redação
Décima edição do evento ocorre no dia 24 deste mês
As políticas de assistência social em evidência. Durante toda a tarde dessa quarta-feira, 3, representantes da Ação Social, conselhos, entidades e usuários do serviço se reuniram no salão da Agapa (Associação Goiás Atlética dos Aposentados e Pensionistas de Araguari). O motivo foi a realização da décima Conferência Municipal de Assistência Social.

Diversas pessoas se reuniram para discutir propostas e avaliar a realidade da assistência social
Nos momentos que antecedem o evento, três encontros preparatórios foram organizados a fim de debater, discutir propostas e avaliar a realidade do serviço no município. No primeiro deles, os resultados atenderam as expectativas. Ao menos, foi o que avaliou a coordenadora da equipe de gestão da secretaria de Ação Social, Rita Abdalla. Para ela, trata-se de um momento fundamental na procura por melhorias no serviço.
“Esta é a primeira pré-conferência, que serve como um momento de discussão, reflexão e propostas entre entidades, conselho, poder público, usuários do serviço e sociedade civil. É uma oportunidade muito importante, principalmente para avaliar a realidade e buscar as melhorias para o município. São de movimentos assim que surgem as principais mudanças e estamos satisfeitos com o envolvimento das pessoas”, explanou.
Além de Rita Abdalla, a outra coordenadora da equipe de gestão, Luz Marina de Alarcão Carísio, também enalteceu a iniciativa. Perguntada acerca do diferencial da Conferência Municipal de Assistência Social, ela apontou as vantagens da iniciativa.
“Estamos realizando eventos preparatórios, debatendo algumas propostas do eixo que estamos avaliando, do enfrentamento das desproteções sociais, coberturas de serviços e os benefícios dos projetos. Precisamos analisar se estamos alcançando a população que realmente precisa, atingindo as metas e observar aquilo que devemos aprimorar. É por meio desses eventos que os projetos são escolhidos e levados até a Conferência Estadual e Federal, quem sabe até mudando a política de assistência no país. É um desafio que vem de décadas e é necessário que estejamos sempre por dentro da realidade”, completou
Em 2015, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) completa dez anos de fundação. Antes de finalizar, Luz Marina ponderou acerca de uma mudança na postura do serviço prestado nos quatro cantos do país.
“Diferentemente de dez anos atrás, quando era pautada no assistencialismo, a assistência social é feita em forma de promoção, fortalecendo os usuários para seguirem com as suas vidas. Infelizmente, os municípios se encontram muito sobrecarregados. Esperamos que uma das propostas a ser levada até a Conferência Nacional seja a redistribuição dos recursos para que as cidades possam executar as polícias, atendendo um número ainda maior de pessoas. Hoje, a família passa por todas as unidades e precisamos juntar as forças para abranger o máximo possível”, concluiu.
As próximas duas pré-conferências foram definidas para os dias 10, quando serão discutidos o pacto federativo e a consolidação do SUAS. No dia 17, a pauta será o controle social para a gestão. A Conferência Municipal de Assistência Social está marcada para o dia 24 deste mês, a partir das 12h30 no salão da APAE.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Pipas deixam mais de 313 mil clientes sem energia ter, 18 de agosto de 2026
- Rede do Agro amplia compras coletivas e projeta economia de R$ 1,3 milhão para produtores mineiros ter, 18 de agosto de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico intensifica recuperação de estradas e atendimento a produtores no Loteamento Luizão ter, 18 de agosto de 2026
- Incêndio de grandes proporções marca o final da festa em Romaria ter, 18 de agosto de 2026
- Araguari avança no IDEB 2025 e quatro escolas municipais superam a nota 7,0 ter, 18 de agosto de 2026
- 13º Motocolatras Fest reúne motociclistas e amantes do rock em dois dias de festa em Araguari ter, 18 de agosto de 2026
- Propaganda eleitoral começa e partidos de Araguari terão reunião nesta quinta-feira ter, 18 de agosto de 2026
- BNI Veloz celebra R$ 21 milhões em negócios e recebe especialista para palestra sobre branding em Araguari ter, 18 de agosto de 2026
- Rodovias estaduais que cortam Araguari necessitam de mais atenção dos nossos representantes ter, 18 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 18 DE AGOSTO ter, 18 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...