ANVISA constata fabricação e comercialização irregular de tintas para tatuagem
qua, 15 de janeiro de 2014 00:00As vendas foram suspensas e os produtos apreendidos
SAMARA ARRUDA – A comercialização e o uso de tintas para tatuagem da marca Supreme, foi proíbida. Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o produto fabricado pela empresa Tseva é considerado clandestino, uma vez que não possui registro.
Como alerta, a Agência publicou uma resolução no Diário Oficial da União afirmando que a tinta não passou por nenhum tipo de análise e assim, não há como garantir se é benéfica à saúde. Segundo constatou um laudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) os pigmentos do produto foram analisados, sendo encontradas substâncias nocivas à saúde como titânio, chumbo e outros metais. “Os metais pesados aplicados sob a derme têm facilidade para penetrar nas células, o que pode acelerar o desenvolvimento de câncer, distúrbios celebrais e demais doenças graves,” comentou o farmacêutico Gustavo Miranda.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária em Araguari, Eloína Fátima Silva Amaral, caso seja identificada a existência de tintas irregulares no mercado, o cidadão deve comunicar a Vigilância através do telefone 3690-3140. “Para ampliar o conhecimento no assunto, em breve a nossa equipe participará de um aperfeiçoamento na Regional de Saúde em Uberlândia, a fim de saber como lidar com mais este problema que merece atenção da população. Enquanto isso o cidadão que verificar alguma situação irregular deve entrar em contato conosco, para que possamos ir imediatamente ao local,” ponderou a diretora.
A orientação da Vigilância Sanitária é que as pessoas fiquem atentas às informações referentes ao nome do produto antes de fazer alguma tatuagem. É importante verificar se a embalagem possui o registro na ANVISA, além de identificação do fabricante. Os estúdios de tatuagem precisam seguir as recomendações, como licença sanitária para seu funcionamento.
A resolução da ANVISA determina ainda a apreensão e a inutilização dos produtos em todo o território nacional. Outras informações podem ser obtidas na Agência através do telefone 0800 642 9782, declarando o nome do produto e do fabricante e os dados sobre o local de fabricação ou comercialização do produto clandestino.
Fique atento
No Brasil as três marcas de tinta de tatuagem autorizadas pela ANVISA são:
- Tinta para tatuagem Starbrite Colors – Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados.
- Tinta para tatuagem Electric Ink – Electric Ink Indústria Comércio, Importação e Exportação LTDA.
- Tinta para tatuagem Master’s Ink – Brasil Art & Cores Indústria, Comércio, Importação e Exportação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
- Redução da jornada e fim da escala 6×1 podem impactar até 16% do PIB, aponta estudo da FIEMG qui, 17 de abril de 2025
- Feira de Juruaia movimenta R$ 9,5 milhões qui, 17 de abril de 2025
- Coluna : Da Redação (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Diego Marcel e Elder Sousa são premiados como líderes de destaque no varejo alimentar qui, 17 de abril de 2025
- Vereador Guilherme Santana cumpre agenda estratégica em Belo Horizonte em busca de avanços para Araguari qui, 17 de abril de 2025
- Copa Araguari começa no domingo, 27 de abril qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...