Violência nas escolas de Araguari é tema discutido em reunião
sex, 3 de julho de 2015 07:55por Samara Arruda
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), subsede Araguari, promoveu no dia 1º de julho, uma reunião com representantes de vários órgãos do município para tratar de ações efetivas de combate à violência nas escolas do município.

Para José Luiz, o encontro foi satisfatório e novas reuniões serão agendadas em breve (foto SindUTE)
O encontro aconteceu na Escola Estadual Madre Maria Blandina (Polivalente) e contou com a presença da promotora da Infância e da Juventude, Luana Cimetta Cançado, o comandante do 53º Batalhão da Polícia Militar Sandro Heleno Leite, além da presidente da ADEOMG – Lucineide Aparecida de Oliveira e da coordenadora do Conselho Tutelar Rosana Guerreiro Chagas Lames. Diretores das escolas estaduais também participaram e apresentaram um diagnóstico relacionado aos casos de violência ao envolvimento de jovens.
De acordo com o coordenador do Sindicato José Luís da Costa, esta é a segunda reunião promovida com o intuito de tentar amenizar o problema decorrente no município. “Em 2014, fizemos uma grande mobilização, mas infelizmente sem êxito. Agora temos como apoiadores o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Polícia por meio das guarnições que atuam na Patrulha Escolar, visando acabar com estas infrações,” contou.
Segundo José Luiz, a parceria dos responsáveis com a escola é fundamental para amenizar estes episódios. “O apoio dos pais é o primeiro passo, os alunos também precisam ter consciência de que seus atos negativos terão consequências para que não voltem a cometer tais infrações, como por exemplo, participar de brigas ou destruir patrimônio público,” ponderou.
Para ampliar o debate, outra reunião foi marcada para o dia 5 de agosto, desta vez pelo Ministério Público. O local ainda será definido e em breve divulgado. Na ocasião, serão apresentados os regimentos de cada instituição escolar, bem como as normas disciplinares. A intenção, segundo o coordenador, é de fazer um único regime para todas as escolas do município, baseados nas regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o aval da Promotoria.
“Contamos com o apoio de todos os profissionais da área para que possamos definir novas estratégias para o combate destes casos que vem prejudicando o aprendizado e o trabalho dos educadores. Pretendemos também fazer um rodizio de encontros nas escolas dando ciência da ação a todos, conscientizando quanto à importância deste trabalho em Araguari,” finalizou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- SESI inaugura nova unidade em Extrema no Sul de Minas seg, 16 de março de 2026
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...