Unidade de saúde será instalada no Pace visando ampliar serviços médicos à população
sex, 7 de junho de 2019 05:50Da Redação
A instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região central do município, foi pauta de reunião promovida na última quarta-feira, 5. Na ocasião, o prefeito Marcos Coelho recebeu os secretários de Saúde, Guilherme Afonso e de Administração, Thereza Christina Griep, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Tadeu de Paula e da coordenadora da Atenção Primária Marislene Pulsena da Cunha Nunes. Também acompanharam o encontro, os vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Ana Lúcia Prado (PTB).

População da região central da cidade contará com atendimentos em uma unidade básica de saúde
Na ocasião, foi discutida a necessidade do funcionamento de unidade para atender principalmente à população do Centro e do bairro Rosário. Durante o encontro ficou acertado que o melhor local para disponibilizar atendimentos é o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) situado à rua José Carrijo, 205, Centro. A justificativa é de que o local funciona somente uma vez por semana, nas manhãs de terças-feiras. Diante disso, ao longo da semana poderiam ser oferecidos outros serviços médicos e dar mais comodidade aos munícipes.
Em entrevista, Guilherme Afonso ressaltou que a intenção é de que uma equipe completa de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, esteja à disposição durante toda a semana para atender os moradores da referida região. “Não temos uma unidade referência para atender a população da região central da cidade, que precisam procurar outras unidades em bairros próximos. Assim, o nosso plano de ação é preparar a equipe e organizar o atendimento no Pace, onde também são feitas as coletas de sangue semanalmente. Essa ideia inicialmente foi proposta para a diretoria do Pace e tem como intuito de melhorar os serviços médicos na cidade e impedir o fechamento do posto de coleta de sangue.”
A previsão é de que os atendimentos sejam iniciados entre os meses de julho e agosto. Sobre a situação do possível fechamento do Pace, o secretário de Saúde ressaltou que tanto o Executivo, quanto Legislativo estão empenhados para manter a prestação do serviço na cidade. “A reunião com o coordenador do Hemocentro Regional– Hemominas, Paulo Henrique foi produtiva. Apresentamos algumas propostas e a instalação da UBS no posto é uma delas; agora estamos nos organizando. O próximo passo é nos reunir novamente com a equipe que está acompanhando essa situação para alinhar todas as questões. A priori é uma situação complexa que estão vivenciando, mas vamos lutando para manter o Pace em Araguari.”
Ainda segundo ele, durante a próxima semana fará viagens no intuito de buscar parcerias e fazer gestão junto ao governo do Estado. “Com o apoio que temos da prefeitura e Legislativo, acredito que estamos no caminho certo. Também acredito que essa iniciativa trará benefícios para a cidade.”
Enquanto isso, o trabalho no posto de coleta continua sendo feito. Conforme ofício encaminhado ao município, a direção do Hemocentro Hemominas, propôs que a desativação do Pace aconteça em até 60 dias a partir do recebimento do documento. A justificativa apresentada é de que Araguari nunca atingiu o quantitativo programado de coletas, chegando em, no máximo, 80% que podem ser atendidos em Uberlândia, além do contingenciamento do Estado.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Lógico que não vai atingir! Um posto que só funciona as terças pela manhã, na currutela de ituiutaba funciona até à noite.
Várias pessoas que tem vontade de doar sangue não doam por não poderem ir durante o horário de trabalho.