Tribunal de contas sinaliza pelo prosseguimento do processo licitatório do estacionamento rotativo
sex, 14 de abril de 2017 05:29por Stella Vieira
Próxima etapa para a implantação do serviço é a homologação e adjudicação
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais sinalizou, no final de março, pelo prosseguimento do processo licitatório referente à implantação do estacionamento rotativo no município, que havia recebido denúncias de inconsistência no Edital (Concorrência Pública 001/2015). A próxima etapa para a implantação do serviço é a homologação e adjudicação do processo.
De acordo com André Luiz Fernandes, assessor especial de Trânsito e Transportes, o processo licitatório para o estacionamento rotativo teve início em 2015. “Uma das empresas participantes entrou com um pedido de esclarecimento junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, questionando alguns aspectos do processo licitatório”.

Prefeitura pode dar continuidade ao processo após as recomendações do TCE
Dentre os questionamentos, foram apontados aspectos como a proibição de participação de empresas em consórcio, a exigência de atestado de capacidade técnica e a restrição à forma de apresentação de impugnação. “Em seu último parecer o TCE entendeu que essas questões não trazem prejuízo ao processo e recomendou que, nas próximas licitações, essas questões sejam observadas”.
O assessor explica, ainda, que após as recomendações do TCE, a prefeitura pode dar continuidade ao processo licitatório para o estacionamento rotativo. “Segundo o entender do TCE, juridicamente nada impede a continuidade da licitação. Agora, fica a cargo do departamento de Licitação e da Procuradoria do Município os trâmites finais”.
Segundo informações da assessoria jurídica do departamento de Licitação, o processo licitatório está em fase de análise para homologação. “A Concorrência Pública 001/2015 recebeu uma denúncia de inconsistência no Edital, porém, o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi favorável à prefeitura. Do ponto de vista legal, não há qualquer mácula, existe uma empresa vencedora e, agora, o processo licitatório está em análise para que seja procedida a homologação e adjudicação, e o serviço do estacionamento rotativo seja iniciado no município”.
Estacionamento Rotativo
André Luiz Fernandes afirma que, após os trâmites finais, a expectativa é que o serviço seja implantado no município no prazo de até 40 dias. “Essa questão depende do serviço de engenharia da empresa, pois é necessário realizar pinturas estratigráficas, verificar a quantidade de vagas, instalar os sistemas, dentre outros”.
A forma de cobrança do serviço pode variar. “Fizemos uma prova de conceito e foram apresentadas várias formas de cobrança, desde a compra no comércio, possibilidade de recarregar um cartão pré-pago, compra de créditos no parquímetro, dentre outras”. Após a instalação do sistema, durante 30 dias os moradores receberão orientações sobre o funcionamento do serviço. “Será realizado todo um trabalho de divulgação antes de iniciarmos a cobrança”.
O assessor ressalta que o estacionamento rotativo beneficiará a população. “Dependendo do horário, as pessoas não consegue estacionar seus veículos próximos às lojas e acabam desistindo da compra. Muitos funcionários do comércio vão trabalhar de carro e deixam o veículo estacionado o dia todo na porta das lojas. Isso atrapalha o comércio. O estacionamento rotativo ajudará a fluir melhor o trânsito e o sistema será interligado com a secretaria de Trânsito e Transportes. Além disso, também vamos tentar interligar o sistema com a Polícia Militar. Acredito que esse será um grande ganho para o município”.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Nunca fui favorável à cobrança por estacionar no centro. O que deveria ser feito e conscientizar os funcionários que vão trabalhar de carro para que não o faça. Este estacionamento rotativo é um aborrecimento e é mais uma forma de arrancar dinheiro do povo. Quem tem algo mais demorado para resolver, como uma consulta médica por exemplo, fica preocupado de correr para comprar mais ficha.
kkkkk…. conseguir conscientizar funcionários…..kkkkkk….boa a piada do Gilberto Feliciano