Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Três dias sem óbitos confirmados por covid-19 em Araguari

sáb, 18 de julho de 2020 07:22

Da Redação

- Boletim epidemiológico municipal mostra curva de crescimento da doença na cidade

– Boletim epidemiológico municipal mostra curva de crescimento da doença na cidade

Durante esta semana considerada pelas autoridades de saúde como a de pico da pandemia de coronavírus, Araguari vivenciou um aumento considerável no número de notificações. No entanto, há três dias o município não registra aumento no número de mortes confirmadas para a doença. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 17, chegou a 1.105 diagnósticos positivos e 23 mortes causadas pela doença.

O número de suspeitas da doença chega a 740 e outros 26 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames laboratoriais. No município, há ainda 27 pessoas internadas em leitos de UTI e enfermaria. Desta vez, os dados estão mais próximos daqueles informados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O levantamento divulgado nesta sexta-feira, 17, aponta para 1.042 casos positivos e 20 óbitos. Nas redes sociais, muitos araguarinos denunciam à falta de cumprimento das medidas de isolamento social e pedem a intensificação das fiscalizações, visando coibir aglomerações.

“As pessoas não estão respeitando o distanciamento como deveria ser neste momento que é mais crítico e, por isso, tem pessoas sofrendo com parentes infectados e óbitos causados pelo coronavírus. Também temos visto que não está acontecendo a fiscalização adequada, porque mesmo com a ordem de fechar o comércio, as lojas continuam vendendo normalmente, ” afirmou a professora Ana Luíza Santos, por meio de suas redes sociais.

Mesmo diante do aumento de casos, Justiça autorizou a reabertura do comércio com restrições

Mesmo diante do aumento de casos, Justiça autorizou a reabertura do comércio com restrições

Diante disso, a notícia sobre o retorno das atividades comerciais com restrições tem dividido opiniões na cidade. Segundo a decisão judicial, após deliberação do Ministério Público e do Executivo, a abertura do comércio foi autorizada a partir da próxima segunda-feira, 20 de julho.

Outro assunto que pauta discussões é quanto à ocupação de leitos na cidade. Sobre isso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que devido aos encaminhamentos de pacientes, está sendo realizado o levantamento para verificar a taxa de ocupação de todos os leitos de internação e UTI disponíveis para atendimento para covid-19. Além disso, neste final de semana será analisado junto com a equipe técnica os dados relacionados ao pico da pandemia na cidade.

O informativo estadual também mostra que na região, Uberlândia se destaca e aparece em segundo lugar no número de casos registrados. Ao todo são 9.679, com 155 mortes registradas. A reportagem verificou que a doença já atinge 769 municípios do estado, que possuem pelo menos um caso da doença.

Em todo estado, foram registradas 70 mortes e 2.801 casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas. Com esses números, Minas já possui 87.271 registros de pessoas infectadas e 1.904 óbitos. Outros 25.233 casos estão em acompanhamento e 60.134 pessoas já se recuperaram.

Durante os últimos dias, a taxa de infecção da população estava em 0,39%. Estudos sinalizam que em muitos países e até mesmo outros Estados, quando essa taxa chegou ao patamar de 0,7%, notou-se uma diminuição dos casos de coronavírus. Sobre Minas ainda não ter atingido esse número, o secretário de saúde Carlos Eduardo Amaral explicou que pode ser que o Estado sequer alcance tais índices.

“Nossa epidemia está mais horizontalizada, não tivemos um aumento grande de casos em período pequeno, o que foi importante para montar da rede de saúde. Já passamos de 3.400 leitos, com uma ocupação geral de 69%, ou seja, temos leitos vagos ainda. Do ponto de vista de ocupação de leitos, não temos tendência explosiva de ocupação. Estamos vendo a semana inteira e mantendo essa ocupação”, finalizou Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva nesta sexta-feira.

2 Comentários

  1. Silvia disse:

    Matéria mentirosa. O óbito do sr Adão ontem na Santa Casa de Araguari foi de que então? Se ele estava internado lá desde o dia 5 com Covid positivo??????

  2. absay martins borges disse:

    É porque não atualizaram ainda os casos .talvez seja isso.

Deixe seu comentário: