Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Trabalhadores dizem ter destino certo para o décimo terceiro salário

sáb, 23 de novembro de 2019 05:30

por Laura Alvarenga

Chegou aquele período do ano em que a economia é aquecida com o décimo terceiro salário. O pagamento é realizado em duas etapas, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

O valor aguardado ansiosamente pelos assalariados visa injetar cerca de R$ 214,6 bilhões na economia do país, de acordo com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O valor que corresponde à média de R$ 2.451 do salário de aproximadamente 81 milhões de brasileiros, representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Atraso ou não pagamento do décimo terceiro salário pode resultar em multas

Atraso ou não pagamento do décimo terceiro salário pode resultar em multas

O décimo terceiro salário foi estabelecido perante a variação no número de dias de cada mês, levando em conta o padrão de pagamentos mensais que acontece na maioria das empresas. Sendo um salário fixo para cada um dos 12 meses do ano, determinou-se que, os trabalhadores receberiam um valor proporcional no final do ano contemplando os dias trabalhados que faltaram.

Em pesquisa, ficou constatado que a maioria (90%) pretende usar esse dinheiro para quitar dívidas, contudo, um ou outro comenta que também usará o dinheiro com as festividades de fim de ano. É o caso do eletricista Ailton, que está de olho nos presentes, mas só vai gastar uma parte, ressaltando que “é preciso fazer uma reserva”.

A vendedora Carolina também compartilha da mesma ideia. “Estou esperando o décimo terceiro para fazer algumas comprar e o restante, para pagar algumas dívidas.” Fabiana, manicure de um salão de beleza disse que, “resolveu dividir o dinheiro entre compras e pagar algumas dívidas”.

Em contrapartida, alguns preferem manter o foco diante da necessidade em quitar dívidas; é o caso do açougueiro Valdecir. “Vou usar esse dinheiro para pagar os carnês, o aluguel, água e luz. Não chega a sobrar.” A empregada doméstica Ester, relatou ter usado a primeira parcela para pagar contas e, “a segunda também terá a mesma destinação.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: