Quarta-feira, 18 de Março de 2026 Fazer o Login

Termina hoje o cadastramento escolar na rede pública da cidade

sex, 23 de junho de 2017 05:37

por Tatiana Oliveira

Cadastro é válido para crianças que completarem seis anos até 30 de junho de 2018 e candidatos ao ensino médio do EJA

O Cadastramento Escolar é unificado com as redes públicas municipais e estadual de ensino e realizado anualmente pela secretaria de Estado de Educação em conjunto com as prefeituras municipais. “É um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino”, diz o secretário de Educação, Werley Macedo.

Pais que desejam matricular seus filhos em escolas municipais e estaduais tem até hoje para realizar o cadastramento escolar

Pais que desejam matricular seus filhos em escolas municipais e estaduais tem até hoje para realizar o cadastramento escolar

 

Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no ensino fundamental da rede pública no ano que vem e também jovens que querem retornar aos estudos tem até hoje para se cadastrar. A inscrição é feita pelo site www.educação.mg.gov.br. Quem não tem acesso à internet deve procurar a secretaria de Educação.

O Cadastramento Escolar está aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino, seja municipal ou estadual, em 2018. É unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais e fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula

Em Araguari, para o cadastramento escolar formou-se a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Segundo informações de nota oficial da prefeitura, um dos objetivos da comissão é acabar com as filas das escolas e atender melhor à comunidade.

A comissão destaca, ainda outros pontos: entender os desafios na perspectiva da população, acompanhar o fluxo da matrícula, ver como é o atendimento e fortalecer a rede colaborativa com os diretores das escolas, ajudando para que eles tenham uma visão mais sistêmica, objetiva e humanizada para orientar os pais.

A Comissão é constituída pelo secretário municipal de Educação, representantes das escolas municipais (um diretor e um professor), um representante da Superintendência Regional de Ensino, representantes das escolas estaduais (um diretor e um especialista), dois representantes de pais de alunos, um representante do Conselho Tutelar do Município, e um representante do Conselho Municipal de Educação.

Inscrição

A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet pelo site da secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br).

Matrícula

Conforme nota oficial da secretaria de Estado do Educação, o encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil.

A matrícula será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e ocorrerá entre 11 e 15 de dezembro de 2017. Vale destacar, ainda, que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula nesse período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga.

Para efetivação da matrícula, deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos: uma cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição; uma cópia e original da Certidão de Nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.

Planejamento

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que iniciarão os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: