Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Semana do Rock é comemorada no Conservatório de Araguari

sex, 15 de setembro de 2017 05:08

Carolina Rodrigues

A 4ª edição do evento acontece entre os dias 18 e 21 de setembro

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho, mas setembro tem a Semana do Rock no Conservatório Estadual de Música e Artes “Raul Belém”. O evento, idealizado pelo professor de música Leandro Varizon, acontece entre os dias 18 e 21 deste mês.

As comemorações ao estilo musical estão na 4ª edição. O professor foi driblando as dificuldades e no terceiro ano de evento, a Semana do Rock estava oficialmente no calendário da escola de música. “No conservatório, sempre fazemos eventos, por exemplo: semana do folclore, semana da arte, e outras tantas. E aí, com o rock em baixa, eu quis levantar mesmo essa bandeira”, afirmou.

Durante a semana acontecerão oficinas, palcos livres e apresentações de alunos, professores e artistas de outras cidades. A programação é sempre temática. Ano passado foram os clássicos dos anos 70. Esse ano, o mote é rock nacional de protesto dos anos 80. E o professor tem planos para o ano que vem. Alerta spoiler: semana do rock autoral.

Neste ano, a temática está intimamente ligada ao momento político do Brasil, crítico e desordenado. “A ideia é fazer sobre o rock protesto para acordar, nem que seja um ou dois. ‘Esse povo’ está nos roubando e nós não estamos fazendo nada. Pelo menos as pessoas de antigamente protestavam. O brasileiro tinha aquele nó dentro do peito e tentava se expressar pela arte; hoje em dia nem isso está acontecendo”, manifestou o professor.

As apresentações acontecem às 19 horas, no hall da escola, sendo abertas ao público. Atenção: pessoas de fora do conservatório também podem participar das oficinas, mas, para tal, precisam fazer uma pré-inscrição com Leandro Varizon. Basta ir ao conservatório e pedir para falar diretamente o professor ou deixar o contato pessoal na recepção.

A expectativa é que o evento tenha um público de 200 a 300 pessoas a cada show. “Começamos timidamente, mas foi tomando uma dimensão, e agora muitos artistas querem vir tocar, eles querem fazer as oficinas. Todo mundo percebe a carência da cultura. E o conservatório precisa ser o berço da cultura; o movimento tem que começar e ganhar força aqui para, depois, agregar outras escolas, praças e bairros”, finalizou Leandro Varizon.

O professor ambiciona que a semana do rock tome proporções maiores, ultrapassando os muros do conservatório, para que as pessoas valorizem os artistas da cidade e, quem sabe, políticos e empresários invistam nesta cultura.

ROCK PROTESTO DOS ANOS 80

Rock é um gênero musical que surgiu no final dos anos 40, no sul dos Estados Unidos. A princípio, teve influência dos gêneros blues, country e jazz. No Brasil, teve início no final dos anos 50, mas o ápice da popularidade foi na década de 1980, com o surgimento de bandas como Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana e inúmeros outros.

No final da década de 1970, continuando nos anos 80, o contexto social, histórico e cultural era ditatorial e pós-ditadura. Neste momento, começou o rock de protesto, com músicas que exprimiam, implícita e explicitamente, a revolta pelo governo militar, em seus escândalos, repressão e agressões.

“Que País é Esse”, de Legião Urbana, é uma das músicas de protesto mais cantadas e que não deixa de ser relevante, devido à atual conjuntura política brasileira. “Nas favelas, no Senado / Sujeira pra todo lado / Ninguém respeita a Constituição / Mas todos acreditam no futuro da nação / Que país é esse?”, cantava Renato Russo há 39 anos.

“É DIA DE ROCK, BEBÊ!”¹

18 de setembro

14h40 – Oficina: Microfonação da Bateria

19h – Lúcia Costa (Mutantes com Rita Lee)

Professor Paulo de Tarso (Jovem Guarda)

Professor Leandro Varizon (Acústico Anos 80)

 

19 de setembro

14h – Oficinas:

Percussão popular

Ritmos brasileiros no rock / Percussão nacional

Guitarra: ritmos brasileiros no rock nacional

Começo, meio e fim: a vida de Raul Seixas

19h – Apresentações:

Canto Coral, com professora Vânia (Secos e Molhados)

Euzébio (Rock protesto)

Bim (cover Raul Seixas)

Professor Dico (Pop rock)

 

20 de setembro

14h40 – Oficinas:

Dois bumbos

Percepção musical

19h – Apresentações:

Renato Quase Russo

Sr. Garvin

 

21 de setembro

15h – Oficinas:

Alcance o próximo nível, com Renato Régis

Raízes do bass nacional

Pedais e amplificadores

Estúdio e gravações

19h – Apresentações:

On The Rocks

Coral da professora Patrícia

Rock Nacional

Acústico anos 80, com professor Leandro Varizon

 

¹ “Hoje é dia de rock, bebê” é uma frase icônica da atriz Christiane Torloni na edição 2011 do Rock in Rio.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: