Projeto de castração de animais objetiva minimizar casos de abandono
qua, 13 de janeiro de 2016 08:49Da Redação
Investimento municipal para construção de sala cirúrgica é de aproximadamente 50 mil reais
Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde estima número impressionante de animais domésticos. No Brasil, a pesquisa aponta que mais de 30 milhões deles estão nas ruas, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em Araguari, o número chega a 3 mil.
Portanto, a castração é o único meio de colocar fim no cenário constante de abandono. Para atender este apelo feito por boa parte da comunidade e, principalmente, pelos protetores de animais, a prefeitura deu início a construção de sala apropriada para realização deste procedimentos cirúrgicos, que serão promovidos em local anexo ao Canil Municipal situado na região do bairro São Sebastião.

Inicialmente, projeto irá atender os animais do Canil
Conforme informações do secretário de Serviços Urbanos, Humberto Merola Junior, a prefeitura viabilizou o recurso aproximado de 50 mil reais para construção do espaço e compra de equipamentos. “Os trabalhos foram iniciados nesta semana. A empresa tem o prazo de 60 dias para finalizar os serviços. A nossa expectativa é de que a sala seja inaugurada ainda no mês de março”, contou.
Os primeiros a serem contemplados com a castração serão os próprios animais do Canil, que serão colocados para adoção sem o risco de reproduzirem. “Depois disso, o trabalho se estenderá aos cães de rua”, acrescentou.
Em relação à mão de obra, o secretário comenta que existe negociação com o Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) no sentido de manter parceria por meio do curso de medicina veterinária.
Benefícios da castração
Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) apenas uma cadela, com vida reprodutiva de seis anos, pode gerar 100 descendentes. Além de não ocorrer mais o cio, a castração reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente, favorecendo também a saúde do animal aumentando a sua expectativa de vida e eliminando a gravidez psicológica.
Conforme informações, animais castrados não ficam apáticos, apenas ficam menos agitados ou agressivos devido aos hormônios sexuais. O cão castrado continua com seu instinto de guardião da casa, pois sua personalidade não muda. A castração também não engorda o animal, desde que os exercícios e a quantidade de comida sejam adequados.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cooxupé fatura 17 bi e distribuirá 185 milhões seg, 30 de março de 2026
- Presidente da OAB-MG recebe título de Cidadão Honorário em São Gonçalo do Sapucaí seg, 30 de março de 2026
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...