Procon alerta para cuidados na hora de comprar enfeites de Natal
qua, 27 de novembro de 2013 00:11DA REDAÇÃO – Com a chegada do fim de ano, as tradicionais decorações natalinas enfeitam muitos lares. Toda família se reúne para ajudar na montagem da árvore de Natal, dos pisca-piscas e vários outros enfeites com o tema. No entanto, é preciso estar atento para que esse momento de descontração não se transforme em dor de cabeça. Alguns podem causar estragos em determinadas situações. Por isso, o Procon orienta sobre cuidados nessa hora.
Um detalhe importante que passa despercebido pelos consumidores é se o produto tem o selo do INMETRO, órgão que atesta a qualidade dele. Caso o produto não tenha esse selo, isso significa que ele não tem garantias e pode representar prejuízos ou em alguns casos, até mesmo risco para quem o comprou.
Muita atenção na compra de luzes para a árvore de Natal. A energia desses equipamentos deve ser bem direcionada para evitar curto-circuito. Nas embalagens, os pisca-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de Natal é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”.
Na montagem da árvore, é bom evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina. Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas.
Pesquisar preços e certificar-se de que realmente as características do produto se adéquam às necessidades do consumidor, assim como exigir a nota fiscal e evitar adquirir produtos de procedência duvidosa são dicas que sempre valem para o consumidor, em qualquer ocasião.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
- Redução da jornada e fim da escala 6×1 podem impactar até 16% do PIB, aponta estudo da FIEMG qui, 17 de abril de 2025
- Feira de Juruaia movimenta R$ 9,5 milhões qui, 17 de abril de 2025
- Coluna : Da Redação (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Diego Marcel e Elder Sousa são premiados como líderes de destaque no varejo alimentar qui, 17 de abril de 2025
- Vereador Guilherme Santana cumpre agenda estratégica em Belo Horizonte em busca de avanços para Araguari qui, 17 de abril de 2025
- Copa Araguari começa no domingo, 27 de abril qui, 17 de abril de 2025
- Copa AMVAP terá novidades nesta 16ª edição em 2025 qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...