Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

“Preceptoria em Residência Médica”: curso de especialização é finalizado

qui, 23 de novembro de 2017 05:27

Da Redação

Depois de nove meses, o curso foi encerrado com a apresentação de dois projetos aplicativos que podem trazer benefícios ao Sistema Único de Saúde

O encerramento do curso “Preceptoria em Residência Médica” aconteceu ontem, 22. Trata-se de uma especialização realizada por meio de parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês de São Paulo e Ministério da Saúde.

Desde março, o Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) é palco para a realização do curso, que tem a proposta de capacitar preceptores utilizando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, proporcionando uma assistência em saúde mais qualificada. Com o encerramento, houve a apresentação de dois projetos aplicativos que, se desenvolvidos, podem trazer melhorias para a população.

Um projeto está relacionado à integração ensino-saúde na atenção básica e o outro, no serviço de assistência a pré-natal

Um projeto está relacionado à integração ensino-saúde na atenção básica e o outro, no serviço de assistência a pré-natal

 

Segundo o coordenador do curso de Medicina e facilitador da especialização, dr. Henrique Pierotti Arantes, um projeto está relacionado à integração ensino-saúde na atenção básica e o outro, na junção do ensino e serviço na assistência pré-natal. “São projetos que tem potencial para trazer muitos benefícios para a população araguarina, uma vez que foram descobertos diversos pontos que, se atuados conforme as propostas, têm grandes chances de sucesso”.

No decorrer dos nove meses de curso, os projetos foram construídos. Agora começa um segundo trabalho que é conseguir implantá-los na realidade do município. O evento contou com a participação do secretário de Saúde, João Batista Arantes; do diretor executivo do Imepac, dr. José Júlio Lafayette; do diretor acadêmico-pedagógico do curso de Medicina, dr. Marcelo Cardoso de Assis; e dos médicos que se tornaram alunos nesse período.

Capacitação de preceptores 

A capacitação de preceptores e supervisores de programas de residência é prevista na Lei 12.871 do Programa Mais Médicos. O curso visa fortalecer políticas públicas de qualificação, promovendo melhor formação profissional e, consequentemente, melhor cuidado ao serviço de saúde prestado à população.

Conforme citação no site do Hospital Sírio-Libanês, é uma “capacitação de profissionais do SUS em educação na saúde, de modo a orientar as atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação para o desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção”.

De forma geral, o curso desenvolve capacidades pedagógicas e gerenciais, sustentando a formação do preceptor e preparando para ações nas mais diversas situações. O curso é uma iniciativa do governo e Araguari foi escolhida devido à faculdade de Medicina do Imepac.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: