Lei obriga presença de farmacêuticos em farmácias e drogarias durante horário de atendimento
qui, 14 de agosto de 2014 02:20DA REDAÇÃO – As farmácias e drogarias de Araguari têm 45 dias para se adaptarem às novas regras de saúde estabelecidas pela lei nº. 13.021 publicada na segunda-feira, 11, pelo Diário Oficial da União (DOU). A medida que passou 20 anos no Congresso Nacional torna obrigatória a presença de um farmacêutico nestes estabelecimentos durante todo o horário de funcionamento.
A norma prevê a exigência de um “responsável técnico” podendo ser contratados profissionais de nível médio. É necessário ainda ter registro profissional em conselho de classe. Assim, estes locais deixam de ser apenas de caráter comercial e terão total responsabilidade quanto à prestação de serviços básicos tais como, aferir pressão arterial e glicemia, aplicação de soro e vacinas.
Segundo o Conselho Federal de Farmácias, este tipo de atendimento não era proibido, entretanto, foi suspenso pela Vigilância Sanitária que impedia a sua execução, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.
Para garantir segurança aos pacientes, as farmácias deverão instalar equipamentos de limpeza e conservação de medicamentos como vacinas. Também ficará a cargo do profissional notificar profissionais de saúde sobre efeitos colaterais, intoxicações e dependência de medicamentos, além de encaminhar o paciente ao órgão de saúde competente.
Conforme apurou a reportagem, Araguari conta com mais de 50 farmácias e drogarias e a maioria dispõe de pelo menos um farmacêutico, entretanto, o atendimento não é integral. Muitos proprietários afirmaram desconhecer as novas regras. Outros garantem que irão se adequar o quanto antes às disposições para prestar serviços de auxílio àqueles que eventualmente precisem aplicar algum antibiótico ou até mesmo uma vacina para a gripe.
“Este tipo de situação é simples e pode ser tratado rapidamente por farmacêuticos e desafogar os postos de saúde e principalmente o Pronto Socorro, pois diariamente ouvimos reclamações a cerca da quantidade de pessoas que aguardam atendimento. Este com certeza é um ganho para a população,” afirmou Carlos Eduardo Mendes gerente de uma drogaria no município.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Caravana reúne 45 cidades em Valadares qua, 4 de março de 2026
- Após vazamento de anotações, Roscoe ganha protagonismo na disputa em Minas qua, 4 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 4 DE MARÇO qua, 4 de março de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul intensifica recuperação das estradas rurais após período de chuvas qua, 4 de março de 2026
- Fiscalização apreende 492 quilos de alimentos impróprios e interdita seis comércios na cidade qua, 4 de março de 2026
- Prefeitura de Indianópolis investe na qualificação de motoristas da saúde para garantir transporte humanizado e seguro qua, 4 de março de 2026
- Expectativa de crescimento nas vendas marca o Dia da Mulher em Araguari qua, 4 de março de 2026
- Operações noturnas da PM reforçam segurança em Araguari qua, 4 de março de 2026
- Câmara de Araguari aprova exigência de notificação prévia antes de protesto de dívida ativa qua, 4 de março de 2026
- Câmara aprova seis projetos e discute melhorias em infraestrutura e saúde qua, 4 de março de 2026
> > Veja mais notícias...