Hoje é o último dia da Campanha de vacinação contra a gripe H1N1
sex, 20 de maio de 2016 08:14Da Redação
“Acredito que nesta sexta-feira a meta seja alcançada, mesmo por que o número de vacinas restantes é pequeno”, diz secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues
Na tarde desta quinta-feira, 19, os irmãos Rodrigo e Rafael de 3 e 4 anos, acompanhados dos avós, compareceram ao Posto de Saúde Santa Terezinha II para receberem a imunização contra a gripe H1N1.

Crianças de 6 meses a 5 anos fazem parte do grupo prioritário
Além de crianças de seis meses a menores de cinco anos, são incluídos no grupo prioritário da campanha trabalhadores na área da saúde, pessoas acima de 60 anos de idade, gestantes, mulheres que tenham dado à luz em até 45 dias (é necessário um documento que prove a data do parto), pessoas com doenças crônicas e internos do sistema prisional.
A campanha teve início no dia 30 de abril, porém cinco dias depois foi paralisada devido à falta da vacina. A coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Lúcia Hirono, explicou que a situação era esperada em várias regiões do país. “O problema não afetou apenas o nosso município. Lembrando que foi possível receber o lote um dia depois por meio da regional em Uberlândia”, destacou.
As atividades retornaram normalmente no dia 9 de maio e conforme cronograma determinado pelo Ministério da Saúde, a campanha se encerra hoje,20.
A população a ser imunizada em Araguari é de aproximadamente 30 mil pessoas, além dos profissionais da área de saúde. A meta do governo estadual é de que 80% do grupo seja contemplado.
Segundo informações da secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, o Ministério da Saúde não se manifestou a respeito de prorrogação. “Até nesta quinta-feira, 79,7% das pessoas foram vacinadas. Acredito que nesta sexta-feira a meta seja alcançada, mesmo por que o número de vacinas restantes é pequeno”, acrescentou.
Influenza
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com doenças crônicas possuem risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
- Araguari: arma de fogo e munições são localizadas após denúncia anônima levada à Polícia Militar sáb, 28 de março de 2026
- Campeonato Integração do Pica-Pau sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...