Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Estação Stevenson é reinaugurada como resgate histórico da Estação Mogiana

sáb, 4 de agosto de 2018 05:23

por Tatiana Oliveira

Local funciona como restaurante, museu e ponto de apoio ao turista

A Estação Stevenson foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 2002, tendo sido restaurada em 2012, quando estava prestes a desabar. Agora, após 6 anos da reforma, o local foi reinaugurado funcionar. Ontem, 3, às 15h as portas da Estação Stevenson voltaram a se abrir, dessa vez, o local funciona como restaurante bistrô e conta com um museu da Companhia Mogiana e um ponto de apoio ao turista. “Eu, em particular, tenho uma ligação direta com a Stevenson, porque esse recurso estava quase perdido em 2010 e trabalhamos para consegui-lo.  Ele foi liberado em 2011, a obra foi todinha realizada na gestão passada do prefeito Marcos Coelho de Carvalho (MDB)”, emociona-se.

Autoridades e civis participam de reabertura da Stevenson

Autoridades e civis participam de reabertura da Stevenson

 

Para ela, a entrega do prédio de forma funcional é questão de responsabilidade com a coisa pública. “É poder devolver à população todo o dinheiro que foi investido, quase R$ 700 mil.  A gente depois de muito tempo com a obra novamente parada para colocar a Estação em funcionamento, entregar para a população o investimento que foi realizado”, comenta.

O ciclista Jairo Machado esteve na inauguração com diversos colegas. A parada foi feita em meio a uma trilha e, segundo ele, o local foi aberto em boa hora. “Isso ficou muito bom pra gente, porque não tínhamos onde parar. Agora a gente pode passar aqui, tomar um lanche, vai ser um ponto de encontro”, comemora.

A arquiteta responsável pelo projeto também esteve presente na cerimônia de reinauguração e conta um pouco do processo para que a revitalização acontecesse. “Tudo começou com um projeto final de graduação. Eu era estagiária da Divisão de Patrimônio Histórico e surgiu essa oportunidade. Era um prédio abandonado, ainda não tinha o tombamento do edifício. Eu fiz o levantamento do prédio juntamente com o dossiê e aproveitei para fazer meu trabalho de graduação. Depois foi solicitado que mandasse o projeto para o Ministério do Turismo e ele foi aprovado. Era um projeto muito maior, mais amplo, mas foi readequado para a realidade do município e a verba que estava disponível”, relata. “É gratificante, é muito bacana ver esse projeto concretizado. Quando a gente pensa em um trabalho de graduação, a gente pensa só em um sonho, ver isso se tornando realidade é ótimo”, alegra-se.

Ciclistas aproveitam reabertura do local como ponto de descanso

Ciclistas aproveitam reabertura do local como ponto de descanso

 

Museu

Dentro da estação há um espaço reservado par aum museu que conta a história da Estação Mogiana, com a exposição de peças e réplicas do circuito ferroviário. “Foi pensado um acervo da companhia Mogiana, porque era a estrada que passava aqui”, coloca Griep. “Todo o edifício, historicamente, é importante, é parte da história da população. Então esse edifício não é só um exemplar bonito da cidade, ele conta a história da companhia Mogiana. Como a sede da Mogiana foi demolida na década de 70, esse é o último remanescente desse pdaço da importante da história da cidade. A Stevenson conta uma história muito importante, ela é a identidade da população”, completa Vaz.

Acesso:

A estação deveria ter sido inaugurada em maio, após cerca de cinco meses de atraso na reabertura do local. O investimento em melhorias na infraestrutura ficou em mais de R$ 600 mil. A prefeitura foi notificada pela MGO em abril deste ano sobre a não autorização da abertura do estabelecimento, por considerar o acesso ao local irregular. Segundo a secretária de Administração, Thereza Christina Griep, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit – liberou o funcionamento do restaurante. “A prefeitura está em negociação com a MGO, em elaboração dos projetos preliminares. Isso demora, porque tem que ser submetido ao Dnit, mas está tudo encaminhado. A gente espera que em breve tudo esteja pronto, de forma definitiva, e com a estação funcionando ajuda a facilitar os trâmites para aprovação”, coloca Griep.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: