Espetáculo “O Caso dos Irmãos Naves”: EmCena de Teatro aborda erro judiciário histórico
sex, 6 de dezembro de 2024 08:45Da Redação
O caso dos Irmãos Naves, ocorrido em 1937, na cidade de Araguari, Minas Gerais, é amplamente reconhecido como o maior erro judiciário do Brasil. Na época, Sebastião e Joaquim Naves foram acusados injustamente de assassinar seu primo e sócio, Benedito Pereira Caetano. Este havia fugido com 90 contos de réis, uma alta soma de dinheiro, motivado pelo medo de seus credores, mas sua ausência foi interpretada como um desaparecimento suspeito.
Sem qualquer prova concreta, os irmãos foram presos e submetidos a intensas sessões de tortura, que os levaram a confessar um crime que não cometeram. Baseado nessas confissões forçadas, o julgamento os condenou, apesar da ausência de evidências que corroborassem a acusação. A pressão política e o contexto autoritário do Estado Novo agravaram as injustiças cometidas.
Anos depois, Benedito foi encontrado vivo, revelando que nunca houve assassinato. Essa descoberta provou a total inocência dos irmãos e expôs as graves falhas do sistema judicial brasileiro da época, marcado por tortura, arbitrariedade e desrespeito aos direitos fundamentais. O caso permanece como um símbolo da necessidade de uma Justiça imparcial e comprometida com os direitos humanos.
Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, às 20h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, o Grupo EmCena de Teatro apresentará o espetáculo “O Caso dos Irmãos Naves”. Ressalta-se que, a encenação conta com o incentivo financeiro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, realizado através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura.
Segundo o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado Machado, os ingressos estarão disponíveis online e poderão ser adquiridos pelo site Sympla a partir do dia 9. Vale ressaltar que o espetáculo é classificado como impróprio para menores de 14 anos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
- Redução da jornada e fim da escala 6×1 podem impactar até 16% do PIB, aponta estudo da FIEMG qui, 17 de abril de 2025
- Feira de Juruaia movimenta R$ 9,5 milhões qui, 17 de abril de 2025
- Coluna : Da Redação (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Diego Marcel e Elder Sousa são premiados como líderes de destaque no varejo alimentar qui, 17 de abril de 2025
- Vereador Guilherme Santana cumpre agenda estratégica em Belo Horizonte em busca de avanços para Araguari qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...