Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Empresas fazem investimento que pode gerar 300 novos postos de trabalho em Araguari

sex, 22 de dezembro de 2017 05:35

por Tatiana Oliveira

Grupo coreano e grupo russo devem injetar aproximadamente 165 milhões de dólares até meados de 2018

Duas empresas estrangeiras anunciaram nos últimos dias um investimento somado de $165 milhões em Araguari para o próximo ano. Na quarta-feira, 20, a empresa russa Fertilizantes Tocantins apresentou um projeto de nova unidade a ser instalada em Araguari. “Assim que acabarem as chuvas a empresa vai começar a construir a edificação de aproximadamente 20 mil metros quadrados em uma área cedida pela VLI, de mais ou menos 50 mil metros quadrados”, detalha o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juberson dos Santos Melo.

Grupo Coreano deve investir aproximadamente 100 milhões de dólares em Araguari

Grupo Coreano deve investir aproximadamente 100 milhões de dólares em Araguari

 

O diretor de operações Industriais da Fertilizantes Tocantins, Nelson Canato Junior, explica o motivo da escolha de Araguari para essa nova unidade. “Nossos produtos basicamente são importados. Por esse motivo, damos preferência para cidades localizadas perto de portos e também principais polos consumidores de fertilizantes. Araguari, hoje, representa um dos portos secos mais importantes do país. Efetuamos uma parceria com a VLI, que nos cedeu um espaço para construirmos nossa unidade Araguari. Iremos aproveitar estrategicamente a logística existente.” Canato também ressaltou durante a apresentação que Minas Gerais é um grande consumidor de fertilizantes e, por esse motivo, o estado tem um grande potencial. Araguari, com a logística existente pela VLI, se transformou em uma grande potência.

Para o secretário de Agricultura, a instalação da empresa vem aumentar a disponibilidade de adubo pronto para ser aplicado no campo, como também a possibilidade de diminuição do valor no mercado local. “Além da vinda da matéria-prima, há uma forte tendência na diminuição do preço do adubo, que é geralmente 40% do custo total de uma lavoura e aumentando a competitividade em relação às outras regiões” disse Paulo Sérgio Guimarães de Brito.

Na quinta-feira, 21, pela manhã outro grande grupo anunciou investimento na cidade. A CJ Selecta, adquirida em agosto por uma empresa coreana, informou que será feito a partir de junho do ano que vem um investimento de $100 milhões no aumento da capacidade de esmagamento de soja. “Anualmente esmagamos 700 mil toneladas; a intenção é aumentar em 50% a capacidade de esmagamento, chegando a aproximadamente 1 milhão de toneladas de soja. A partir daí podemos, também, aumentar nosso volume de exportação e fazer novas linhas com novos produtos”, afirma o diretor administrativo e financeiro do grupo Vinicius Melo.

De acordo com Fernando Betinardi, superintendente industrial da Selecta CJ, a empresa começou como uma sementeira no interior de Goiás e viu a oportunidade de fazer negócios com soja. “Para isso precisávamos de um lugar que tivesse um entroncamento ferroviário interessante, para poder escoar a produção. Estudamos várias regiões e encontramos Araguari, com uma parte logística interessante”, relembra Betinardi.

A proximidade com o produtor foi ressaltada pelo diretor administrativo e financeiro do grupo. “A ideia inicial é investir no aumento da capacidade da nossa planta; ficar em Araguari onde somos bem servidos justamente pela malha logística que temos, o fácil acesso aos produtores e uma estrada de ferro que passa dentro da nossa fábrica. Com isso escoamos diretamente nossa produção, visto que 70% do nosso faturamento é o mercado externo”, diz Vinícius Melo.

Os dois investimentos somados devem gerar em torno de 300 postos de empregos diretos, além dos indiretos. “São dois investimentos significativos tanto no ponto de vista econômico, mas sobretudo para agregar a questão tributária e gerar novos postos de trabalho”, coloca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Fertilizantes Tocantins

A Fertilizantes Tocantins iniciou suas atividades em Porto Nacional – TO, em 2003, ano de inauguração de sua primeira fábrica no Norte do Brasil. Enxergando as potencialidades da região MAPITOPA, composta por Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, em  2010 inaugurou sua primeira filial, em São Luís – MA. Esta não seria apenas mais uma fábrica; com a ampliação concluída em agosto de 2014 – ela passa a ser uma das maiores fábricas de fertilizantes complexos, NPK do Brasil.

A terceira unidade foi inaugurada em 2012, em Querência, Mato Grosso, região denominada Vale do Araguaia. Dando sequência ao seu plano de expansão, atualmente a empresa investe na ampliação da capacidade produtiva e de estocagem.

Atualmente, além das quatro fábricas de mistura de fertilizantes complexos, a empresa conta com uma filial comercial na Bahia, com sede em Luís Eduardo Magalhães – BA, onde importa e distribui fertilizantes para o Oeste Baiano.

A Fertilizantes Tocantins é a quinta maior empresa do segmento de fertilizantes no Brasil, segundo ranking Valor Econômico/1.000 maiores, e líder no mercado onde atua. Com forte presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, principalmente na região chamada de MAPITOPA.

A Selecta

É uma companhia Sul-Americana (Chile-Brasil) com mais de trinta anos de experiência no agronegócio, dedicada a fabricação de produtos derivados de soja para diversos segmentos.

Fundada em 1984, a Selecta iniciou suas atividades com a produção de sementes de soja e outros produtos destinados a produção agrícola na região centro-oeste do Brasil, tornando-se mais tarde considerável fornecedora de outros insumos e importante compradora de grãos destinados à exportação.

Em 2009 foi inaugurada a planta industrial de esmagamento de soja na cidade de Araguari – MG. Iniciou-se uma nova fase com foco estratégico na produção de ingredientes de alto valor agregado para indústria de ração animal e de alimentos.

Atualmente, através de projetos inovadores, a Selecta é reconhecida como uma das principais fabricantes de proteínas vegetais sustentáveis para a indústria de ração animal no Brasil e Exterior.

O grupo coreano CJ adquiriu, no final de agosto, por 450 milhões de reais 90% da Selecta. O CJ comprou uma participação de 60 por cento da empresa chilena Corpesca, com opção de aquisição de mais 10% em dois anos, e outros 30% de acionistas minoritários.

1 Comentário

  1. Dayse silva disse:

    Onde deixar currículo

Deixe seu comentário: