Desperdício de água vai gerar multa pesada
ter, 14 de janeiro de 2014 00:00ADRIANO SOUZA – Diziam nossas avós que ‘sabendo usar não vai faltar’. O velho ditado é cada dia mais atual, assim como a necessidade de utilizar com sabedoria o que temos. A água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem consequências. Cada setor da economia, cada fatia da sociedade, tem sua parcela de responsabilidade nessa história. Em Araguari, diante da quantidade de registros de desperdícios de água, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto pretende implantar um sistema de aplicação de multas em alguns casos.
José Flávio de Lima Neto superintende da autarquia, disse à reportagem da Gazeta do Triângulo na manhã de ontem, que estará implantando a notificação quanto ao desperdício de água que acontece em diversas partes da cidade onde ainda ocorrem hábitos da varrição de ruas e calçadas com água, além de lavagem de carros e até caminhões em residências.
Além do desperdício, e falta de água em várias residências que também dependem da mesma rede, o superintendente destacou ainda os danos causados com o grande volume de água parada nas ruas. “Essa fiscalização será feita por servidores da própria SAE, que realizam as medições das residências. A proposta é de conscientizar os consumidores para esta prática uma vez que gera prejuízos ao município e aos próprios contribuintes”, comentou José Flávio. Ele ainda informou que apesar dos investimentos e recuperação dos reservatórios que garantem boa parte do abastecimento da cidade, alguns pontos sofrem principalmente nos finais de semana com esses desperdícios.
E por falar em recuperação, a reportagem acompanhou na tarde de ontem, uma operação da SAE, para solucionar um problema de falta de água há mais de dez anos no bairro Millenium, onde houve falhas na rede ocasionando falta de água para mais de duzentas famílias. “Lamentavelmente estamos enfrentando alguns problemas desse tipo, e infelizmente acabamos realizando medidas que não são necessárias uma vez que as construções impedem a melhor ligação ou interligação das redes como ocorre no Millenium.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
- Redução da jornada e fim da escala 6×1 podem impactar até 16% do PIB, aponta estudo da FIEMG qui, 17 de abril de 2025
- Feira de Juruaia movimenta R$ 9,5 milhões qui, 17 de abril de 2025
- Coluna : Da Redação (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Diego Marcel e Elder Sousa são premiados como líderes de destaque no varejo alimentar qui, 17 de abril de 2025
- Vereador Guilherme Santana cumpre agenda estratégica em Belo Horizonte em busca de avanços para Araguari qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...
Lavar e limpar jamais pode ser confundido com desperdiçar, ficar se molhando direto com mangueira na rua ou no chuveiro, vazamentos de água e trocas de água nas piscinas sim é desperdício. Ninguém merece passar por calçadas cheias de urinas e vezes, vamos falar a verdade gente. Temos muita água, mas estamos destruindo os rios. Não adianta cuidar de uma parte sem cuidar de outra. Somos ricos em água e os países desenvolvidos querem essa água para eles. Todos estes canais já foram rios de água boa, potável. Nós destruímos tudo, até as praias.