Convênio com governo federal beneficia juventude negra
qui, 21 de novembro de 2013 02:01
Presidente do Grupo de Consciência Negra de Uberlândia
(GRUCON), Jussara Gabriel dos Santos
Foto: Karine Albuquerque
Para a presidente do Grupo de Consciência Negra de Uberlândia (GRUCON), Jussara Gabriel dos Santos, o plano Juventude Viva é fruto da articulação política nacional da juventude negra. “Esse plano é a conquista da atuação dos jovens negros nesse país. Hoje a juventude negra de Uberlândia tem mais essa conquista e nós vamos dar os primeiros passos para esse plano, que tem como medidas interventivas garantir a vida dos nossos jovens”, afirmou Santos.
Segundo Felipe Teixeira, superintendente da Juventude, o percentual da violência contra o jovem negro em Uberlândia é superior ao de algumas capitais do Brasil. “Nós estamos com índices piores do que São Paulo em termos percentuais. Então é uma criminalização que é real no nosso contexto e somente através de políticas públicas que nós vamos conseguir mudar isso”, disse Teixeira.
De acordo com o superintendente da Igualdade Racial, Ramon Rodrigues, o convênio com o governo permitirá que ações de inclusão e resgate possam ser desenvolvidas pela superintendência. “Estaremos percorrendo a cidade de Uberlândia para buscar nossos jovens da periferia que estiverem em condições de vulnerabilidade e algum perigo de vida, para que assim eles sejam inseridos na sociedade e possam ter cidadania”, disse.
O prefeito, Gilmar Machado, concluiu que o plano Juventude Viva é importante para reduzir a taxa de homicídios dos jovens negros e que este é um problema que inquieta o seu governo. “Não gostaríamos de ver esses números, isso nos inquieta e nós queremos dar a nossa contribuição. Esse plano é uma grande conquista, mas sua adesão nos vai exigir muito, por isso é necessário que cada um faça sua parte”, ressaltou.
Dia da Consciência Negra
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a cantora Leci Brandão abriu a programação da semana com um show na Praça Clarimundo Carneiro, na terça-feira, dia 19. Já na quarta-feira, 20, data oficial da Consciência Negra, teve o prêmio Pena Branca e Xavantinho, aula de capoeira, apresentação do Terno Congo Sainha e o lançamento do projeto “Nossa História, Nossa Gente – Resgatando a Negritude”. A agenda de comemoração vai até 3 de dezembro e a programação completa encontra-se no site da prefeitura http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias &id=6019 .
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
- Redução da jornada e fim da escala 6×1 podem impactar até 16% do PIB, aponta estudo da FIEMG qui, 17 de abril de 2025
- Feira de Juruaia movimenta R$ 9,5 milhões qui, 17 de abril de 2025
- Coluna : Da Redação (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Diego Marcel e Elder Sousa são premiados como líderes de destaque no varejo alimentar qui, 17 de abril de 2025
- Vereador Guilherme Santana cumpre agenda estratégica em Belo Horizonte em busca de avanços para Araguari qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...