Arte Culinária
ter, 9 de maio de 2017 05:29
MAIO chegou com chuva fina, manhãs e tardes frias, temperatura mais amena e também mais cuidados com as crianças e idosos, devido às alterações do clima. Diante disso, nossa alimentação sofre algumas alterações com alimentos mais energéticos. Vamos ver essas mudanças.
COSTELA NA PRESSÃO
2 colheres de sopa de óleo
2 kg de costela cortada em pedaços
2 dentes de alho amassados grosseiramente
2 colheres de sopa de cheiro verde cortadinho
1 pimentão médio cortado em cubos
1 cebola em rodelas
1/4 de xícara de chá de água
orégano
sal e pimenta a gosto
PREPARO
Aqueça o óleo em uma panela de pressão. Junte a costela em pedaços e doure-a de todos os lados. Adicione o alho, cheiro verde, pimentão, cebola, orégano e a água. Misture bem e tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e, após pegar pressão, cozinhe por 25 minutos . Desligue o fogo, despeje em uma tigela e deixe esfriar. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte.
No outro dia, com uma escumadeira retire o excesso de gordura que se formou. Transfira para uma assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido por 20 minutos.
Sirva com purê de batatas bem cremoso.
FAROFA DE QUIABO
300 gramas de quiabo
2 ovos cozidos
1 cebola em cubos
2 dentes de alho amassados
2 xícaras de chá de farinha de milho
pimenta do reino, alho amassado
1 pimenta dedo-de- moça sem sementes em rodelas
óleo, cheiro-verde cortadinho
PREPARO
Lave e seque bem os quiabos, corte as pontas em diagonal. Refogar com óleo, cebola e alho, até murchar, despeje o quiabo misturando levemente para não babar.
Pingue 1 gota de limão para evitar babar.
Corte os ovos cozidos em cubos , adicione a farinha de milho, pimenta do reino, rodelas de pimenta dedo-de-moça e junte ao molho de quiabo. Misture bem. Junte o cheiro-verde cortadinho e sirva quente.
SALADA DE JILÓ
300 gramas de jiló
2 colheres de vinagre e 2 xícaras de água
2 dentes de alho bem amassados
pimenta de cheiro e do reino
sal, orégano, suco de 1 limão
cheiro verde, cebola em rodelas finas
azeite
PREPARO
Lavar e cortar os jilós em rodelas finas. Levar ao fogo a água e vinagre, deixando ferver, coloque as fatias de jiló rapidamente, dê o choque térmico em água gelada.
Escorra e seque.
Faça um molho com: orégano, sal, pimenta-do-reino, pimenta de cheiro cortadinha
suco de limão, alho bem amassadinho, orégano, sal e azeite.Tempere e misture bem.
DOCE DE ABÓBORA
1 kg de abóbora madura descascada e em cubos
1/2 quilo de açúcar refinado ou adoçante culinário
125 ml de água
2 paus de canela e 5 cravos
PREPARO
Lave bem a abóbora, corte-a, retire as sementes e corte em cubos.
Leve ao fogo alto em uma panela de pressão esses ingredientes , quando ferver, tampe a panela, quando iniciar a pressão cozinhe por 20 minutos.
Depois dos 20 minutos, desligue, deixe esfriar, mexa bem e coloque em vidro esterilizado. Feche bem. Conserve na geladeira.
* Pode adicionar coco ralado
* Sirva com queijo, creme de leite, requeijão.
Que tenhamos um bom final de semana, rodeados de familiares e amigos, um bem que Deus nos presenteia.
Abraços,
Fátima Dufrayer minosantinha@gmail.com
” O saber a gente aprende com os livros,
a sabedoria se aprende com a vida”
Provérbio Chinês
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agro brasileiro no centro das discussões globais ter, 9 de dezembro de 2025
- Uberlândia com bebês abaixo do peso ter, 9 de dezembro de 2025
- RADAR – 8 DE DEZEMBRO ter, 9 de dezembro de 2025
- 53º Batalhão de Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 ter, 9 de dezembro de 2025
- Celebrações natalinas e horários estendidos no comércio tornam dezembro mais mágico em Araguari ter, 9 de dezembro de 2025
- Copa EJC – LAFS ter, 9 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Estadual paulista prende morador de Araguari com várias porções de drogas escondidas no corpo ter, 9 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 9 DE DEZEMBRO ter, 9 de dezembro de 2025
- Foram conhecidos os semifinalistas da competição ter, 9 de dezembro de 2025
- Caso de adolescente de 16 anos morto segue em investigação em Araguari ter, 9 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
