Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Araguari recebe evento em memória às vítimas de acidentes e doenças do Trabalho

sáb, 26 de abril de 2014 00:45
Em todo o mundo, a data lembra o outro lado do
trabalho: o que acidenta, incapacita e mata

SAMARA ARRUDA – O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, será lembrado em Araguari com uma série de palestras. O evento acontece a partir das 19h, no Instituto Francisco Savério Petanha, no bairro Santa Terezinha. A iniciativa é organizada pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SINTEST-MG).

Segundo Júberson dos Santos Melo delegado regional do Sindicato no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o evento sem fins lucrativos, visa chamar a atenção da sociedade para a gravidade dos acidentes de trabalho em todo o país. “Aguardamos a presença da população, além de técnicos e trabalhadores, pois a situação é preocupante. O Brasil é recordista em acidentes no mundo e somente no ano de 2011, foram gastos 70 bilhões de reais com internações hospitalares, medicação e aposentadorias por invalidez. Precisamos mudar esta realidade,” ponderou.

Para participar, basta fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente doados a entidades filantrópicas do município.  As palestras serão ministradas pelo chefe regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Juraci Reis e também Cláudio Fernandes presidente estadual do SINTEST-MG, que irão discorrer a respeito da importância do trabalho seguro nas empresas. O Sindicato aguarda um público em torno de 200 pessoas, vindas de Araguari e região.

De acordo com dados do SINTEST, somente em 2011, foram registrados 711.164 casos no país. Os casos fatais, neste período, chegaram a 2.884 mortes. Somente em Minas Gerais, são 340 pessoas vitimadas por acidentes que poderiam ser evitados.

Conforme dados do Ministério da Previdência, o setor com maior número de acidentes é o de Comércio e Reparação de Veículos Automotores, seguido pelo setor de Saúde e Serviços Sociais. O setor com o terceiro maior índice de registros é o da Construção Civil, que apresentou aumento em 2012.

Memória

A explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, matou 78 trabalhadores. Devido à tragédia a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

O movimento começou no Canadá, espalhando-se por diversos países organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, entre elas a Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: