Acidentes de trabalho causam déficit de aproximadamente 15% na Previdência Social
qua, 7 de março de 2018 05:55Da Redação
Dados do Ministério Público do Trabalho apontam que as despesas em 2018 somam quase R$ 800 milhões
Os recursos gastos no país com auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio acidente custaram mais de R$ 26 bilhões à Previdência Social nos últimos seis anos. Em Araguari, apesar da redução do número de acidentes de trabalho, a prevenção por parte das empresas e funcionários é essencial.

Prevenção nas empresas é essencial para evitar acidentes de trabalho
De acordo com Juberson dos Santos Melo, proprietário de uma empresa de consultoria e assessoria na área de segurança e saúde do trabalhador e professor na área de legislação trabalhista, a falta de prevenção nos ambientes de trabalho causou um déficit de aproximadamente 15% na Previdência Social nas duas últimas décadas. “Existe uma ampla discussão sobre a reforma da Previdência e um dos fatores deste déficit foi a falta de segurança nos ambientes de trabalho”.
O empresário afirma que, geralmente, os acidentes de trabalho são situações que poderiam ser evitadas. “O acidente não tem dia e nem hora para acontecer, então, caso não seja feita uma prevenção, podem ocorrer mutilações e até mesmo fatalidades. O Brasil possui um dos melhores conjuntos de Normas Regulamentadoras do mundo, mas o respeito delas não é acompanhado com frequência”.
Segundo o empresário, é possível observar uma redução no número de acidentes de trabalho no país. “Felizmente, estamos experimentando uma redução quanto ao número de acidentes, mas ainda falta uma força tarefa por parte do empregado e empregador em relação à prevenção”.
O empresário comenta que, em algumas situações, o funcionário tem resistência em utilizar determinado equipamento e, em outras situações, o empregador acredita que o investimento em segurança do trabalho é uma despesa. “A nossa sugestão é para que seja trabalhado o desenvolvimento da gestão emocional das pessoas. Desenvolvendo a gestão emocional, faremos com que elas percebam que o respeito às normas de segurança do trabalho faz parte do nosso dia a dia. Se ficamos vulneráveis aos riscos, teremos fatalidades”.
Entre os anos de 2012 e 2017, o Ministério do Trabalho registrou 3,879 milhões de notificações de acidentes e 15 mil mortes. Em relação ao município, o empresário afirma que também há redução no número de acidentes. “Percebemos alguns acidentes, mas a realidade de Araguari é um pouco melhor em comparação à realidade de Minas Gerais e do Brasil. Ainda assim, é necessário que haja melhorias”.
As principais áreas de ocorrência de acidentes de trabalho são a Construção Civil, Indústrias e atividades de Trânsito e Transportes. “Essa é uma realidade a nível municipal, estadual e nacional. Para evitar esse tipo de situação, precisamos eliminar os atos inseguros e as condições inseguras de trabalho”.
Em situações nas quais as condições ideias de trabalho não são fornecidas pelo empregador, o funcionário pode realizar uma denúncia anônima no Ministério Público do Trabalho. “Temos uma agência do Ministério do Trabalho em Araguari e é possível fazer uma denúncia anônima, pois o trabalhador não pode permanecer em um ambiente que ofereça riscos para ele ou que possa colocar a vida de um companheiro em risco”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Vendas de combustíveis caem em Minas sáb, 4 de abril de 2026
- Sistema Fecomércio MG celebra lei que institui o Dia do Sesc e do Senac em Minas Gerais sáb, 4 de abril de 2026
- FIEMG inaugura escola do SESI em Araçuaí e lança pedra fundamental de nova unidade em Salinas sex, 3 de abril de 2026
- Prefeitura promove ação educativa sobre trânsito para alunos da rede municipal sex, 3 de abril de 2026
- Araguari Vôlei EVA x Norde de Fortaleza: Semifinal da Superliga Nacional Masculina acontece nessa segunda-feira sex, 3 de abril de 2026
- Prefeitura de Araguari promove mais uma edição do projeto “Pequenos Grandes Sonhos” sex, 3 de abril de 2026
- Araguarino morre após colidir com caminhão na traseira de bitrem na BR-050 sex, 3 de abril de 2026
- Semana Santa mobiliza fiéis e emociona com fé, tradição e encenações em Araguari sex, 3 de abril de 2026
- Araguari inaugura Farmácia Municipal em homenagem a Dr. Darli Jeová do Amaral sex, 3 de abril de 2026
- Cascalho Rico reforça infraestrutura rural com melhorias em estradas e mata-burros sex, 3 de abril de 2026
> > Veja mais notícias...