Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

43 árvores caem com as chuvas do final de semana

ter, 6 de fevereiro de 2018 05:28

por Tatiana Oliveira

Bombeiros registraram tempestades com ventos de até 80km/h no município

O final de semana foi marcado por diversas ocorrências no Corpo de Bombeiros; a maioria delas envolvendo quedas de árvores no município. De acordo com o 2º tenente Ésio Oliveira Ribeiro, comandante do 1º Pelotão da 3ª CIA BMMG do 5º BBMMG, foi solicitado o corte de 43 árvores que sofreram queda no final de semana. “De início realizamos o corte de dezoito. Ainda temos mais 25 aguardando atendimento”, afirma. Segundo ele, a prefeitura colocou-se à disposição para auxiliar nas tarefas. “Com isso devemos concluir os cortes em um ou dois dias no máximo”, coloca o tenente.

Ventos chegaram a 80 km/h e causaram danos em toda a cidade

Ventos chegaram a 80 km/h e causaram danos em toda a cidade

 

O comandante afirma que não foram registradas vítimas devido às chuvas, bem como não houveram alagamentos. “As tempestades foram mais de vendo que de chuva. Os ventos chegaram a 80km/h na cidade, por isso tivemos tantas ocorrências”, diz. Dentre os atendimentos do Corpo de Bombeiros estão: queda de árvore em via pública, em rede elétrica, e em veículo, queda de antenas de telefonia em residência e destelhamentos.

No sábado, 3, foi montada uma força-tarefa para atender as prioridades. “Com a alta demanda o serviço será continuado. No sábado o trabalho foi intenso para restabelecer o trânsito normal no município. O maior objetivo foi desobstruir as vias públicas e preservar bens alheios”, afirma ocorrência do CBMMG.

Como recomendação e segurança, o comandante do 1º pelotão afirma que é necessário manter as árvores podadas, para aumentar a estabilidade delas. “A maior parte das árvores que caíram estavam saudáveis. Por isso é essencial que a poda seja feita, respeitando o fato que é necessária autorização da secretaria do Meio Ambiente para fazê-la”, afirma.

Outro alerta é evitar abrigo embaixo de árvores. “Nesse período chuvoso é o lugar mais arriscado. Além de atrair raios, as árvores ou mesmo galhos podem cair”, coloca. Também é recomendado que se evite estacionar carros embaixo de árvores no período chuvoso. “Tivemos, por exemplo, o caso de uma árvore que caiu em uma carreta no final de semana. É bom evitar estacionar nesses locais”, alerta.

As obras do Ginásio Poliesportivo General Mário Negreiro Brum Negreiros também foram danificadas pela chuva. A Gazeta do Triângulo tentou contato com a secretaria responsável para ter informações da dimensão dos danos, mas até o fechamento da matéria não conseguiu contato.

Choque elétrico

No sábado por volta das 20h o Corpo de Bombeiros foi acionado na avenida Coronel Belchior de Godói, no bairro Santa Teresinha. No local E.F.C., de 21 anos, foi surpreendido durante a chuva pela queda de uma árvore de grande porte que atingiu a rede elétrica pública. A vítima sofreu ferimentos leves, recebeu os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada à Unidade de Pronto atendimento – UPA.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    A prefeitura exige que se plante uma arvore a cada dez metros na fachada de suas casas. Porém parece que nunca faz uma avaliação da saúde destas arvores. Acho que deveriam ter uma equipe para acompanhar todas as arvores em praças, bosque e nas calçadas e verificar suas situações e substituir aquelas condenadas antes de cair. O que nossos políticos fazem????

Deixe seu comentário: